quarta-feira, 8 de junho de 2011

QUENA de PVC

Quena é um instrumento de sopro, da família das flautas, originaria da América Latina, tendo grande representação na musica Peruana e países andinos. Originalmente feita de bambu ou madeira possui um bocal diferente das demais, exigindo uma certa habiliade, porem, obtendo maior expressividade.
Abaixo segue algumas quenas que fiz  com canos de pvc de demolição, modelo para faze-la e sua digitação.





Abaixo minhas QUENAS










Os canos de PVC possuem algumas vantagens em relação ao bambu e madeira: são mais resistentes a impactos, não desafinam com mudanças de temperatura e umidade,  mais maleaveis de se trabalhar e ecologicamente corretas.






O PVC é muito facil de ser esculpido.









ATÉ!!!

8 comentários:

  1. como vc pinta ele para ficar com essa textura? grato

    ResponderExcluir
  2. Para se conseguir esta textura é preciso riscar o cano com faca ou estilete e queimar com um maçarico ou fogão na chama alta até se obter a textura, é importante que se use luvas térmicas para segurar o cano neste processo, outro fato importante é que o cano utilizado deve ser branco e proveniente de demolição ou um cano velho que tenha sofrido intemperes de chuva e sol, pois canos novos de loja ficam com coloração preta e não castanhos, sendo assim mais um estimulo à ideia da reutilização de materiais.
    Obrigado pela visita. Cuidado com o fogo!
    João Fernando.

    ResponderExcluir
  3. Olá! João, gostei muito de seus instrumentos musicais.Eu gostaria de saber se existe alguma diferença em relação ao comprimento que segue ao ultimo furo da flauta, se tem algo haver com o tom.Maciel

    ResponderExcluir
  4. Sim Maciel, todas as medidas dos furos , bem como a distância entre eles influencia diretamente na tonalidade da flauta.

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei seu trabalho, voce vende? e quanto custa?

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me mandar a medida da flauta quena em E?

    ResponderExcluir
  7. Queria saber as medidas da flauta quena em D. Você pode disponibilizar essas medidas pra mim

    ResponderExcluir